sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Leitores assíduos, Cidadãos críticos

A leitura é de extrema importância. Podemos ler gibis, jornais, livros e etc. Em todos esses tipos de texto estaremos aprendendo. Quando lemos, estamos vendo e interpretando textos já revisados, sendo assim, aprendemos e aperfeiçoamos: a escrita, a fala e a interpretação.

                No entanto, a importância da leitura não se resume apenas a isso, aprendemos a ser mais críticos com a notícia, é possível mudar de opinião lendo e vendo os argumentos do jornalista (escritor).

                Um exemplo bem recente é o aumento do IPI nos carros importados (sem incluir os sul-americanos e mexicanos), a primeira vista essa notícia parece ser boa afinal o mercado brasileiro pode crescer com isso, afinal essa medida é protecionista.

                No entanto, para quem leu os jornais e notícias na internet deve ter visto que a Associação Chinesa de fabricantes de Carros está desconfiada da economia brasileira. Com toda razão, afinal, três indústrias orientais já mostraram interesses e planos de se instalar no Brasil nos próximos quatro anos. Se antes do aumento tínhamos um carro zero km chinês, por aproximadamente 37 mil reais, se o aumento do IPI ocorrer de fato, passando para 26%, teremos o mesmo carro por 47 mil reais. Logo, o mercado automotivo chinês perderá vendas e mercado logo perderão o interesse em se instalar no Brasil. Sendo assim, muitos empregos deixarão de ser criados graças à medida protecionista brasileira.

                Interpretar notícias e ter um senso crítico mais aguçado são capacidades que só um leitor assíduo de jornais e notícias poderá ter.

                Ler nos possibilita a capacidade de: melhorar a leitura, melhorar a escrita, adquirir novo vocabulário, e principalmente, torná-lo um cidadão-leitor crítico.
Bianca Ibanhes P. Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário