segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Wall-E: Quanto o meio ambiente sofre com o avanço tecnológico

A tecnologia está em pleno desenvolvimento nos dias atuais. A cada dia um novo celular, um novo computador, uma nova TV são lançados, além de equipamentos que facilitam a vida de nós humanos.  Ao mesmo tempo, nosso meio ambiente vem tomando formas e tendo perspectivas inversas.

No filme Wall-E existem algumas críticas grandes. Uma delas é referente à separação de material, Wall-E separa item por item, situação que não fazemos, devido à falta de cultura e conscientização, visto que as mídias não estão se importando com isso. A coleta seletiva simplesmente não funciona.

Adiante, e a principal delas é referente à como o avanço tecnológico vem nos tornando mais sedentários e ao mesmo tempo vem nos tornando menos preocupados com o meio ambiente.

No filme é possível visualizar um futuro, em que existe uma nave em que os humanos vivem. Vivem sem fazer absolutamente nada, tudo que desejam é só pedir para que seja dado em mãos.

Paralelamente a essa acomodação, são enviados a Terra sondas (robôs) que procuram vida (vegetação). Essa procura se faz necessária devido à devastação que o próprio homem realizou através do avanço tecnológico e do descaso com o meio ambiente. Fazendo um paralelo com os dias de hoje, quantos celulares compramos?  Um por ano.  E para onde são enviados esses aparelhos, qual é o destino das baterias? O avanço tecnológico e o consumismo nos fazem perder o rumo, consumindo sem nos preocupar com o destino de qualquer resíduo.

Quando Eva pega a planta encontrada por Wall-E e leva para a nave, existe a esperança dos humanos voltarem para a Terra, no entanto, essa esperança é ameaçada pelas próprias máquinas (robôs) que tentam evitar que a nave volte a Terra. No entanto, uma batalha é, de certa forma, cravada entre robôs e humanos, que mesmo sedentários escutam o capitão, também humano, que informa que está cansado de não fazer nada.

A nave consegue voltar a Terra, os humanos tentam deixar de ser sedentários, tentando fazer algumas atividades. É possível visualizar que a Terra está em processo de reestruturação, pois vemos diversas plantas.

A maior mensagem do filme é: Não se deixe dominar pelos avanços tecnológicos, eles são benéficos desde que seja utilizado com racionalidade e não destrua o meio ambiente nem sua saúde.

Devemos nos preocupar hoje para não sofremos amanhã, nosso mundo está sofrendo diversas mudanças socioeconômicas que estão influenciando no desenvolvimento tecnológico e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário